Desde o dia 30/05/2022, Google deixou de oferecer suporte a apps de terceiros que utilizam apenas login e senha para usar seus serviços.

Assim, nossos EngeSistemas não conseguem mais utilizar o serviço SMTP do Google, mas existe uma solução para tal.

  •  A conta precisa ter a autenticação em duas etapas habilitada (o cliente precisa estar presente no ato da configuração, pois será enviado um SMS para ele para autorizar a autenticação de duas etapas)
  • A conta precisa ter uma senha para apps (habilitável apenas com o MFA ativo)

Segue passo a passo:

1 – Logar no Gmail com a conta do cliente cadastrada no EngeInteg

2 – Acessar https://myaccount.google.com

3 – Segurança > Verificação em duas etapas

4 – Habilitar verificação em duas etapas

5 – Segurança > Senhas de app

6 – Selecionar APP (Outro)

O Gmail vai gerar uma senha de 16 dígitos, que você vai usar para substituir a senha atual definida no Engeinteg.

Servidor SMTP: smtp.gmail.com
Porta 465 SSL=true – porta 587 TLS=true

Novo link para criar senha: https://myaccount.google.com/u/2/apppasswords?pli=1&rapt=AEjHL4NmwlMMqVmDLwIbepLQu9KW_TwtTJea4ay2xkvLB62a-Ccw1sHrwuz7yf48_d6PLpiUN6Mg51233q7EtaIbWT6-47DJHP7ukWn3uT661IugwkdJtU4