Antes de tudo, certifique-se de que o cliente possui uma conta registrada na Matera (a mesma conta que normalmente é utilizada para o PIX Automático.

https://engeadmin.engematica.com.br/engepay/pix_matera/credenciados

Uma vez credenciado e com a conta aprovada, segue-se a configuração no sistema do cliente:

No Engefinanceiro, cadastre um “Tipo de documento” que tenha nome sugestivo, que seja de baixa manual, sangria automática, que exige a identificação do cliente, SEM TEF e com NFCe Forma igual à fpBoletoBancario.

EngFinanceiro > Cadastros > Tipo de documento

Em seguida cadastre uma conta corrente, também com nome sugestivo. A conta deve ter situação “AB”, ser do tipo “C” (Corrente), ter o Código do Banco 997, ter o Centro de Custo de Taxas associado e o idLoja Rerencia.

EngFinanceiro > Cadastro > Conta Corrente

Por fim, cadastre uma conta cedente usando os dados cadastrados anteriormente.

Dê um nome sugestivo, informe a razão social da empresa, o código do banco 997, o CNPJ da loja, o Laoyout do tipo Carnê, associe a loja, o tipo de documento e a conta corrente. Preencha o tipo de ocorrência de baixa como 06 e o próximo lote remessa como 1.

EngFinanceiro > Cadastros > Conta Cedente

Pronto! Agora basta associar o documento criado aos Planos de Pagamento em que o cliente fará uso de boleto.

A transmissão do boleto ocorre semelhante ao processo de emissão de boletos da PJBANK, ou seja, na conta financeira, deve-se pressionar a opção de Imprimir Boleto e clicar no botão “Visualizar”;

EngFinanceiro > Botão Contas > Selecionar as contas > Menu suspenso Imprimir > Boleto

Ao visualizar, o navegador padrão do SO será aberto com o link do boleto agrupado, conforme exemplo abaixo:

https://engepaytestes.engematica.com.br/pix_matera/imprimir_pix_com_vencimento?grupo=022c4dfd9be055ceae976eb736f3f419

O boleto gerado tem opções de QrCode, Pix Copia e Cola e impressão.

Caso seja necessário reimpressão, os links ficarão disponíveis na conta financeira, na aba de Documentos. Constará o link do boleto individual e o dos boletos agrupados.

Observações gerais:

Por ser cobrança via PIX, o ato de cancelar a conta no financeiro não cancela a cobrança na MATERA, porém não há problemas, visto que este tipo de cobrança não gera registro no DDA do cliente.

Clientes que possuem banco nuvem tem a baixa automática no sistema quase que instantânea, pois o EngePay executa uma busca nos bancos nuvem pelo CNPJ do beneficiário e baixa direto na nuvem.

Clientes que não possuem banco nuvem, a baixa ocorre de acordo com a execução programada do EngeUpdate.

Artigo criado com base na tarefa do redmine.