Se o seu certificado digital está valido, mas ao assinar documentos no Adobe aparece mensagem de que existe “Assinatura INVÁLIDA”, como no exemplo abaixo, não se preocupe! É só seguir o passo a passo que a gente elaborou para você.
Mensagem no Abobe Reader:
![](https://ajuda.serasa.certificadodigital.com.br/hc/pt-br/article_attachments/11631794161427/350bc3e18b3dc7eb2ea44b8eb155cdbc41709ac5bd5a27d5fdc761543df81856.png)
O que fazer?
1 – Entre no aplicativo adobe e abra o arquivo que está apresentando o erro.
![](https://ajuda.serasa.certificadodigital.com.br/hc/pt-br/article_attachments/11631794170899/9eb7dcd29ca9c0023b1e1a3cb9ac306c703cb7960ad117550598125427bf7a78.png)
![](https://ajuda.serasa.certificadodigital.com.br/hc/pt-br/article_attachments/11631794190355/d703490d9e415ca64af471e81635f57aee59f0c0aa6a1809b4623808c233abf4.png)
2 – No canto esquerdo superior, clique em Editar > Preferências
![](https://ajuda.serasa.certificadodigital.com.br/hc/pt-br/article_attachments/11631769598611/defefd654e1d9d77564fc64fb56388c7bf24db6d368a6722dbf90a01ee2a5f60.png)
3 – Clique em “Assinaturas”, e na opção “Certificados confiáveis e de identidade” clique em “Mais”.
![](https://ajuda.serasa.certificadodigital.com.br/hc/pt-br/article_attachments/11631794223763/1319944e6cf25e78da4b69404411fb02eca1eab26aedbf06e12e2d7d8f2cb054.png)
4 – Agora clique em “Certificados confiáveis”.
4.1 Selecione o certificado: Autoridade Certificadora Raiz Brasileira V5
4.2 Clique no ícone do lápis para editar:
5 – Agora, clique na Aba “Restrições de política”, selecione e apague as informações nos dois campos editáveis e depois clique em “ok”.
![](https://ajuda.serasa.certificadodigital.com.br/hc/pt-br/article_attachments/11631834648467/915a80ee5c171a965a0285052b9ebc40ce8ada0b1838f23a041a79466a7aa033.png)
6 – Agora clique em “Painel de assinaturas” e depois em “Validar todas”
![](https://ajuda.serasa.certificadodigital.com.br/hc/pt-br/article_attachments/11631834660627/db9efd2c865db758b46b9e2d45da9e56f016a934d18f74e85398304a9371a1c9.png)
Prontinho!
Caso o problema persista, a falha não é no certificado digital e sim no próprio Adobe, por isso, o recomendado é que faça o processo de desinstalação do seu adobe e instale novamente, dando preferência à versão mais recente.