Desde o dia 30/05/2022, Google deixou de oferecer suporte a apps de terceiros que utilizam apenas login e senha para usar seus serviços.
Assim, nossos EngeSistemas não conseguem mais utilizar o serviço SMTP do Google, mas existe uma solução para tal.
- A conta precisa ter a autenticação em duas etapas habilitada (o cliente precisa estar presente no ato da configuração, pois será enviado um SMS para ele para autorizar a autenticação de duas etapas)
- A conta precisa ter uma senha para apps (habilitável apenas com o MFA ativo)
Segue passo a passo:
1 – Logar no Gmail com a conta do cliente cadastrada no EngeInteg
2 – Acessar https://myaccount.google.com
3 – Segurança > Verificação em duas etapas
![](https://conhecimento.engematica.com.br/wp-content/uploads/2022/06/image.png)
4 – Habilitar verificação em duas etapas
5 – Segurança > Senhas de app
![](https://conhecimento.engematica.com.br/wp-content/uploads/2022/06/image-4.png)
6 – Selecionar APP (Outro)
![](https://conhecimento.engematica.com.br/wp-content/uploads/2022/06/image-5.png)
O Gmail vai gerar uma senha de 16 dígitos, que você vai usar para substituir a senha atual definida no Engeinteg.
Servidor SMTP: smtp.gmail.com
Porta 465 SSL=true – porta 587 TLS=true
Novo link para criar senha: https://myaccount.google.com/u/2/apppasswords?pli=1&rapt=AEjHL4NmwlMMqVmDLwIbepLQu9KW_TwtTJea4ay2xkvLB62a-Ccw1sHrwuz7yf48_d6PLpiUN6Mg51233q7EtaIbWT6-47DJHP7ukWn3uT661IugwkdJtU4